Sobre Gastronomia Siciliana e onde comer em Palermo

laranja - Lima - limão

Um dos pratos indiscutíveis da cozinha siciliana é a “caponata”, um refinado refogado de beringelas, tomate, pimentos vermelhos e verdes, alcaparras e cebola, temperada com vinagre. Também pode ser servido com bruschettas. Falando em massa a mais famosa é a  “pasta alla norma” feita com  molho de tomate e berinjela. Entre os frutos do mar: “pesce spada” (peixe espada) e “tonno alla griglia” (atum grelhado). O “cuscuz” como guarnição é bastante popular na Sicília!

Comece seu passeio pelo centro de Palermo fazendo uma parada em um bar que é um ícone na cidade: Caffé Spinnato dal 1860 (Piazza Castelnuovo 16/17), sente-se em uma mesa ao ar livre e experimente uma “granita al caffe con panna” (sorvete de café com batido creme) e observe o povo de Palermo passar. Os “cannoli” também são deliciosos e para apreciá-los sugerimos ir ao Cannolissimo (Via Vittorio Emanuele 407)

Se quiser almoçar e ter uma autêntica experiência gastronômica, os mercados Ballaró, Vucciria e Capo são o paraíso do cibo di strada ou comida de rua! Os vínculos históricos de Palermo com o mundo árabe e o norte da África se refletem nas ruidosas ruas do centro, bem como em seus mercados movimentados! A abundância e a variedade da comida, somadas aos gritos e cantos dos seus vendedores, conferem-lhe uma identidade única e intensa.

Sugerimos algumas delícias para vocês experimentarem: “Pane e panelle” (bolinhos de farinha de grão de bico), “crocché” (croquetes de batata), “stigghiole” (espetinho de tripa acompanhada de cebola, salsinha e ervas), “pane ca meusa” (sanduíche de carne com queijo caciocavallo), “sfincione” (focaccia ou pizza siciliana, com molho de tomate, cebola e queijo caciocavallo) e a clássica “arancina” (bolinho de arroz com recheios diversos incluindo carne, tomate e queijo).

PH: Ricette dal mondo www.ricettedalmondo.it

Se quiser experimentar os “fritti” (fritos) de Palermo, você encontrará uma boa variedade na focacceria Nni Francu U´ Vastiddaru (Via Vittorio Emanuele 122), localizada perto do porto, uma boa maneira de experimentar a famosa comida de rua .

Aqui vão algumas sugestões para experimentar a cozinha local.

Para um almoço ou jantar mais tranquilo, sugerimos algumas trattoria localizada no centro da cidade”:  Pane e Alivi (Piazza Sant´Onofrio 17), Ai Cascinari (Via d ‘Ossuna 43/45) e Caffe del Kassaro (Via Vittorio Emanuele 390 ) 

Para um jantar mais gourmet, nossa sugestão é restaurante Gagini Social (Via dei Cassari 25) e se preferir comer em um ambiente mais requintado, o Ristorante Florio (Salita Belmonte 43), localizado no lendário e icônico hotel art nouveau Villa Igea by Rocco Forte.

Lâmpada e engrenagem com preenchimento sólidoCom a Carrani reserva uma aula de cozinha par aprender esses maravilhosos pratos típicos, ou um passeio pelos mercados de rua com um expert em gastronomia.

Doces Sicilianos em Palermo

Os doces sicilianos têm uma longa história com influência de várias culturas, por exemplo: os árabes deixaram sua marca nas frutas cristalizadas, doces com massas de amêndoas, os gregos no uso da ricota e do mel e os francos suíços no chocolate.

Escolhemos algumas delícias que você deve experimentar quando estiver na Sicília

Vamos começar com o mais famoso de todos o “cannoli” (massa frita modelada em forma de tudo recheadas com creme de ricota e pedacinhos de chocolate), depois temos a famosa “cassata” (bolo de massa de pão-de-ló úmido coberto com marzipan e recheio de creme de ricota e fruta cristalizadas para decorar) para os chocólatras experimente o “bolo Seteveli” (bolo recheio de musse com 7 camadas, de diferentes tipos de chocolate e avelã. Outra especialidade é um tipo marzipan e forma de frutas “frutta della martorana”.

Selecionamos algumas confeitarias onde vocês podem experimentar e se deliciar com estas maravilhas:  Pasticceria Costa (Via Maqueda 174), Pasticceria Cappello (Via Colonna Rotta 68) e Pasticceria Scimone (Via Imera 8)

Outra delícia que deve ser provada é a “granita” (um tipo de sorbet) a clássica é com limão siciliano mas podemos encontrar muitos outros sabores é praticamente uma iguaria . Outro ritual na Sicilia é comer brioche e gelato ou brioche e granita. Os sabores de sorvete típicos da Sicília são: nozes, pistache e chocolate. Um lugar delicioso para tomar um café com bolo, sorvete e brioche Casa Stagnitta (Discesa dei Giudici 46).

Vinhos e Licores

Se você deseja fazer uma viagem Eno-gastronomica a Sicilia com certeza não vai te decepcionar, as uvas são cultivadas em toda ilha as mais conhecidas são Nero d ‘Avola e a Malvasia mas também encontramos outras como: Fiano, Frappato, Nerello e Perricone. Aos pés do Monte Etna encontramos os vinhedos mais antigos da ilha, lá se produz tanto vinhos tintos como brancos.

Outro vinho conhecido nativo da ilha é o Marsala produzido na região oeste, um vinho mais robusto muito usado na culinária e também delicioso quando acompanhado com sobremesas. Para quem gosta de licores não deixe de experimentar o  “crema di mandorle” (amêndoas) e o “mandarinetto” (feito de tangerina, semelhante ao limoncello,).

Lâmpada e engrenagem com preenchimento sólidoCom a Carrani podemos marcar uma degustação de vinhos e uma vinícola que pode ser harmonizado com um almoço ou jantar

Quer saber mais sobre a Sicília, acompanhe os nossos post!