Catânia: Descubra a segunda maior cidade da Sicília

WebMasterNews & Blog, Português

Todas as atrações da cidade estão concentradas no centro histórico, vale a pena descobrir a pé, por ser uma boa parte plana, e reservada aos pedestres

Você não pode deixar de caminhar pela Via Etna, a rua principal de Catania, repleta de lojas elegantes, bares e cafés, ideal durante o final de tarde, você vai se encantar! Ela corta boa parte do centro histórico, e atravessa a famosa Piazza Duomo, uma praça maravilhosa bem no coração da cidade. 

No centro da praça encontramos a Torre dell’Elefante símbolo da cidade, esculpido em lava negra e coroado por um obelisco egípcio. Diz a lenda que esta estátua detém o poder de acalmar a ira vulcânica de Etna.

Piazza Duomo. Torre dell’Elefante

Também na praça encontraremos a Catedral de Santa Ágata, padroeira da cidade, construída por ordem de Ruggero II no final do ano 1000, destaca-se como uma joia barroca siciliana, rica em afrescos. As relíquias da santa encontram-se dentro da Catedral, na capela de Santa Ágata, vale a pena a visita! Dentro você vai encontrar o túmulo do famoso compositor Vincenzo Bellini, nascido em Catania em 1801, ele é o autor de inúmeras óperas, e sua obra prima  “Norma”  

Informações Importantes:

Catedral abre todos os dias. Durante as missas não são permitidas as visitas turísticas.

Não é permitido a entrada de roupas curtas ou muito decotadas.

Ali na Piazza Duomo outro palácio monumental: o Palazzo dei Chierici que está diretamente conectado à Catedral de Sant’Agata através do viaduto acima da Porta Uzeda.  Atualmente é o prédio da Câmara Municipal e abriga o Museu Diocesano A cor é escura, porque o material utilizado é de origem vulcânica.

Campana com preenchimento sólidoDica

Se estiver visitando a praça antes do horário do almoço, vá até o mercado e peixes chamado La Pescheria uma feira livre onde uma variedade de peixes do Mediterrâneo, lagostas vivas, polvos, frutos do mar são vendidos em bancas, baldes e os vendedores fazem de tudo para chamar sua atenção. 

Este mercado de peixe fica atrás da Piazza Duomo e sem dúvida nenhuma virou uma atração turística da cidade. Entre pelo portão que fica entre o Palazzo dei Chierici e a Fontana dell’Amenano, a Porta Uzeda.

A Basílica della Collegiata, a primeira capela construída na Via Etnea, uma das igrejas mais antigas de Catânia, a fachada peculiar foi projetada no estilo barroco siciliano. Uma alternância de elementos côncavos e convexos que lembram a forma de um órgão e conferem à Igreja uma magnífica harmonia.

Outra rua para se fazer uma caminhada é a Via Crociferi, uma das ruas mais bonitas do centro, podemos chamar de rua das Igrejas, pois em apenas 200 metros podemos encontrar imponentes igrejas e palácios no estilo barroco: Igrejas de San Camillo, Colleggio dei Gesuiti, San Francesco Borgia, San Giuliano entre outras.

Mas sem dúvida nenhuma a maior atração da Via Crociferi e o Mosteiro Beneditino. Um dos edifícios mais lindos, uma joia a ser visitada, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É o segundo maior da Europa. Complexo religioso formado por um convento beneditino e a igreja di San Nicolò l’Arena outro tesouro barroco de Catania. Os apaixonados por arquitetura apreciarão especialmente visitar este complexo palaciano, que inclui magníficos claustros internos, uma das bibliotecas mais importantes da Sicília e edifícios que hoje abriga parte da Universidade de Catania.

Via dei Crociferi, Arco San Benedetto

Igreja de São Benedito. Uma das mais belas da cidade, faz parte do convento beneditino, com uma abadia maior e uma abadia menor. O ponto alto é a Escada dos Anjos (Scalinata dell’Angelo), com uma entrada de mármore decorada com estátuas de anjos e cercada por grades de ferro forjado. Seu interior é outra joia barroca siciliana.

Ao lado encontramos a igreja de San Nicoló l’Arena com sua fachada inacabada. É uma das maiores igrejas da Sicília, construída sobre o que era uma acrópole grega. Seu interior é tão austero que amplia a impressão de suas colunas, cúpula e outros detalhes ornamentais.

Importante Saber:  Se quiser visitar as igrejas da Via Crociferi a maioria esta aberta na parte da manhã 

Anfiteatro Romano suas ruinas ficam no centro da Piazza Stesicoro, apenas os restos de um dos semicírculos são visíveis do lado de fora, perceberemos que toda a sua superfície se encontra enterrada em baixo de casas e ruas. Foi o maior anfiteatro da Sicília, o segundo maior da Itália fincando atras do Coliseu.

Palazzo dei Principi di Biscari. O palácio de propriedade particular mais importante de Catânia e um precioso testemunho do barroco siciliano. As salas decoradas com afrescos, cheias de requinte e voluptuosidade, representam um cenário esplêndido para concertos, reuniões, recepções, noites de gala, desfiles de moda.
Palazzo Platamone Diz a lenda que o Palácio Platamone foi construído sobre as ruínas de um antigo templo romano dedicado a Baco. Usado como residência da rica e poderosa família Platamone, sempre foi considerado um dos edifícios mais elegantes não apenas da Catânia, mas de todos os tempos medievais da Sicília. Hoje é chamado de “Palazzo della Cultura”, pois representa o principal local de eventos artísticos da cidade.

Quer saber mais sobre a Sicília, acompanhe os nossos post!