Catânia: Tradições culturais e Gastronomia

WebMasterNews & Blog, Português

Catania – Músicas Tradições culturais e folclore 

O Teatro Bellini. foi inaugurado em 1890, faz parte do rico patrimônio arquitetônico da cidade, possui uma localização central é um importante ponto de referência para toda a população.  

Teatro Massimo Bellini

Lâmpada e engrenagem com preenchimento sólido Com o Carrani é possível organizar visitas guiadas dentro do teatro e comprar ingressos para ver a Ópera. 

Para os que gostam de festas populares locais, venha para Catânia no início de fevereiro de 3 a 5,  e veja uma das maiores festas cristãs a Festa de Santa Ágata (padroeira da cidade)  é o maior acontecimento da cidade, a procissão chega a ter mais de 1 milhão de pessoas. 

São três dias de festas.  O primeiro dia é dedicado as oferendas das velas: a procissão vai do forno à catedral. As velas são oferecidas para pedir a proteção da Santa. Segundo a tradição popular a vela oferecida deve ter a mesma altura ou ser do mesmo peso da pessoa que pede a proteção. O dia termina na Piazza Duomo com uma queima de fogos para lembrar o martírio da Santa na fogueira e que ela está ali para proteger a cidade dos incêndios do Etna. 

No segundo dia, o cortejo se reúne pela manhã e a procissão dura o dia todo. O busto de Sant’Ágata junto com o baú contendo suas relíquias, são colocados na chamada “vera”, um enorme andor de prata que pode pesar 3 toneladas e que é puxado por cerca de 5000 homens, vestidos de touca preta, túnica e luvas brancas. Este é transportado para fora da cidade em meio a aplausos e comemorações. No terceiro dia, é a prova da coragem dos devotos, a procissão passa pelo centro da cidade, o ponto mais esperado é quando chega na ladeira mais famosa de Catania na Via Giuliano, se a subida ladeira a cima é feito sem imprevistos significa bom pressagio para o ano. Os devotos acompanham a Santa até ela retornar à catedral de onde saiu, onde estão guardadas suas relíquias.

Gastronomia  e onde comer em Catania

Você já ouviu falar em laranjas vermelhas?

O clima e as condições locais da planície de Catania, perto do vulcão Etna, favorecem o crescimento de frutas cítricas e é o único território do mundo que produz laranjas vermelhas, uma delícia! Você não pode deixar de experimentar o suco de laranja vermelha.  As plantações sicilianas de cítricos especialmente laranjas, tangerinas e limões, são supervisionadas e cuidadas por agricultores locais, que dedicam suas vidas ao cuidado diário dessas frutas. Licores cítricos, amêndoas e pistaches são outro produto típicos desta região

Para provar alguns dos mais saborosos doces típicos, comece seu passeio no centro da cidade, no café que é um clássico pela quantidade de gostosura que oferecem: Prestipino (Piazza Duomo 1 e na Via Etnea 38), sente-se em uma mesa ao ar livre e experimente uma “granita al pistacchio” (sorvete de pistache com chantilly). Outra opção para você se deliciar com doces, bolos, e salgados é a Pasticceria Spinella (Via Etnea 292/298) perto dos jardins da Villa Bellini.

Experimente o rei dos doces sicilianos o “cannoli” sugerimos que você vá ao I Dolci di Nonna Vincenza (Piazza San Placido 7), uma das confeitarias icônicas para os fãs de doces sicilianos, de frutas de marzipan a outras delícias como amêndoa, tradicionais cassatas, figo biscoitos, nougats etc.

Para os que apreciam um bom peixe fresco e frutos do mar, e procuram uma comida deliciosa e mais informal experimente a comida de rua de Catania, que fica perto do mercado de peixes. Você vai provar desde os famosos “fritti” e diversas massas até “arancini”, tartar, sanduiches uma infinidade de iguarias.  Algumas de nossas sugestões: Fishiaria (Via Riccoli 4/6), Pescheria Fratelli Vittorio (Via Cardinale Dusmet, 1), Scirocco (Piazza Alonzo di Benedetto 7) L’ Iska ( Via Gisira 5) e Vuciara (Via Gisira 8).

Se você não é muto de peixe, opções não faltam na mesma rua, ainda no conceito do almoço rápido, pizza, sanduiche, saladas Mad in Italy  (Via Antonino di San Giuliano 234) y I Quattro Canti (Via Antonino di san Giuliano 253).

CATANIA, Mercado Fera ò Luni

Alguns restaurantes que nos selecionamos

Para comer um delicioso peixe : Trattoria Marinara La Croce del Sud (Via Caff 12).

Para um almoço ou jantar descontraído, sugerimos uma trattoria localizada no centro da cidade: La Deliziosa (Via Crociferi 77) e, Calarittu (Via Michele Rapisardi 6).

Se preferir pizza Al Vicolo (Via del Colosseo 5/7).  Trattoria da Mario (Via Crociferi 33

Para um jantar delicioso, nossa sugestão é restaurante Me Cumpari Turiddu, ele tem uma filosofia sustentável os pratos são feitos com alimentos produzidos na Sicília (Piazza Turi Ferro 36/38) 

Lâmpada e engrenagem com preenchimento sólido Com a Carrani reserva uma aula de cozinha par aprender esses maravilhosos pratos típicos, ou um passeio pelos mercados de rua com um expert em gastronomia.

Quer saber mais sobre a Sicília, acompanhe os nossos post!